"Para praticar Aikido, a única condição é ser um ser humano com desejos de transformação."*

desde 2014

AIKIDO

*SAKANASHI, Masafumi. Aikido, o desafio do conflito. São Paulo: Pensamento. 2003. p.78
 

Existem muitas posturas e entendimentos sobre o Aikido, sobre o que é ser uma arte marcial atualmente. Particularmente, no Tatamito, como pesquisamos diversas práticas de consciência corpo/mente , exploramos o Aikido como estratégia para o autoconhecimento.

Como lidamos com o contato (seja fisico, seja verbal)? Como lidamos com nossa agressividade/assertividade? Como lidamos com a necessidade de ora ser ativo e ora ser passivo, alternadamente.

 

Essas são perguntas que podem ser respondidas ao praticarmos Aikido, pois é uma uma arte da relação. Aikido é excelente ferramenta de trabalho para questões relativas a nossas relações com o outro (relacionamentos) ou os outros (grupo). 

 

A questão da autoconsciência e autoestima também são acessadas nas práticas do Aikido, assim como a experiência de integração no fluxo dos acontecimentos.

Morihei Ueshiba (1883 - 1969), o fundador do Aikido

AIKIDO PERSONAL

A prática personal é indicada para indivíduos que busquem um trabalho profundo de autoconhecimento pois  a interação ocorre apenas entre instrutora e aluno. Os treinos são  desenvolvidos com uma atenção especial ao ritmo do próprio aluno, de acordo com suas necessidades particulares.

 

Numa prática personal existe tempo e intenção de trabalhar questões específicas do aluno, de forma a permitir uma transformação de paradigmas comportamentais pela prática corporal.
 

AIKIDO.jpg

foto Luis Fernandes

AIKIDO KIDS

Oferecemos aulas para crianças entre 5 e 12 anos.

(no momento as aulas estão suspensas devido a Covid-19)

DEPOIMENTOS

"Vários foram os fatores que me conduziram ao aikido. Continuo a praticar porque a atividade me proporcionou bem estar, expandiu a percepção corporal, contribuiu para o processo de maior equilíbrio, manifesto em diversos níveis (físico, psicológico, familiar).

Durante a prática física e reflexões, foram surgindo várias pequenas “compreensões” e revelações. O conjunto das experiências é material fértil para proporcionar uma riqueza de mudanças benéficas.

Aparentemente praticar aikido personal contribui para que eu caminhe para onde for, mas pelas vias suaves."

Cassiano Bellon

"Estou me surpreendendo com os benefícios que a prática do Aikido tem me trazido apesar do pouco tempo de contato com essa arte. Em situações de conflito pessoal, não me encolhi como normalmente faço e nem fiquei agressiva como as vezes eu também faço. Simplesmente, sem entender muito bem, transformei a "agressão verbal" que veio ao meu encontro, e saí resolvida.Ah...e sem contar que estou me lembrando de sentar direito..na posição melhor para meu corpo."

Patricia Pinelli

INSTRUTORA

MIRLA FERNANDES

Com uma formação multidisciplinar em ciências (Farmácia Bioquímica - USP 1991) , artes visuais (Mestra em Artes Visuais, Unicamp, 2013)  e marciais (é faixa preta de Aikido 3º Dan Aikikai , 2019 sob orientação da Sensei Lila Serzedello), seu trabalho pontua-se pela pesquisa de práticas de autoconhecimento através de diversas técnicas orientais (Reiki, Aikido, Chi Kung, Tai Chi Chuan) assim como ocidentais (método Feldenkrais e Kinomichi) .

É  afiliada à ONG Aiki Extensions/Harmony in Action. É instrutora certificada de Qi Gong/Chi Kung pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.

 

Seu  trabalho de pesquisa em artes corpo/mente é desenvolvido no Tatamito e na Fundação Francisca Franco. 

foto Luis Fernandes

Entre em Contato

Whatsapp (11) 98290 6651

 estudionetuno@gmail.com

 

Rua Alves Guimarães, 1437 São Paulo

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

siga: